Nesta quarta-feira (3), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, determinou toque de recolher das 20h às 5h e fechamento do comércio não essencial em duas regiões do Estado: Triângulo Norte e Noroeste, por conta do aumento de casos de covid-19 no estado. Com isso, municípios dessas regiões, que englobam cidades como Uberlândia e Patos de Minas, por exemplo, migram da onda vermelha para a onda roxa.
Mais duras, as restrições desta nova fase não são opcionais aos prefeitos dessas regiões e entram em vigor imediatamente. Também estão previstas medidas como barreiras sanitárias e a proibição de reuniões familiares de pessoas que não morem na mesma casa.
“Estamos falando do colapso da rede de saúde na região. Não é um problema municipal mais. É um problema regional. A prefeitura (das cidades) que estiver na região da onda roxa terá duras restrições quanto às atividades econômicas e horários”, explicou o governador em coletiva nesta quarta.
Em 24 horas, Minas registrou 227 mortes, o segundo maior número desde o início da pandemia. Ao todo, 18.872 pessoas já perderam a vida por causa da doença no Estado.
A taxa de ocupação de UTIs em MG está em 76,2%.