Governo da Colômbia confirma que crianças perdidas na Amazônia foram encontradas

Crianças estavam desaparecidas há 40 dias após um acidente de avião

Da redação

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, confirmou em publicação no Twitter, que as quatro crianças que estavam desaparecidas na Amazônia colombiana foram encontradas após 40 dias de buscas.

As crianças, que possuem idade entre 11 meses e 13 anos, estão desidratadas e com várias marcas de picadas de insetos. Elas passarão por uma bateria de exames nas próximas horas.

“Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas”, escreveu Petro no Twitter

Veja linha do tempo do resgate

Em conversa com jornalistas, o presidente colombiano afirmou que as crianças são exemplo de sobrevivência total que ficará para a história.

“As comunidades indígenas que estavam em busca e as Forças Armadas encontraram as crianças em conjunto, 40 dias depois. Eles estavam sozinhos. Eles próprios conseguiram um exemplo de sobrevivência total que ficará para a história. Essas crianças são hoje os filhos da Paz”, disse.

O Ministério da Defesa da Colômbia também comemorou o resgate e afirmou que nunca parou de procurar pelas crianças.

“A alegria é imensa, a gratidão aos nossos @FuerzasMilCol e às comunidades indígenas será eterna. Nunca paramos de procurá-los até que o milagre veio”, disse.

"A floresta oferece grandes obstáculos", afirma coordenador da Defesa Civil de SP

Entenda

No dia 1º de maio, o avião em que as crianças com idade entre 11 meses e 13 anos estavam caiu após decolar de Araracuara, na Amazônia colombiana, com destino a San Jose del Guaviare, no departamento de Guaviare. Os corpos de três adultos foram encontrados que também estavam na aeroporto foram encontrados.

As primeiras pistas sobre o paradeiro das crianças surgiram na última semana. Equipes de busca detectaram indícios de que os irmãos tinham se afastado do local da queda. Além disso, segundo um jornal colombiano, um dos cães utilizados na buscas desapareceu. Pegadas dele ao lado da de crianças foram detectadas o que apontou que o cachorro tinha encontrado os sobreviventes.

No começo da noite, o presidente colombiano Gustavo Petro disse que as crianças trazem paz ao país. No dia 17 de maio, Petro chegou a anunciar o resgate das quatro crianças, mas depois negou e se retratou.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais