O governador Rui Costa (PT) determinou a instalação de uma base de apoio na cidade de Ilhéus, na Bahia, para socorrer os municípios mais afetados pelas fortes chuvas no sul baiano. “Infelizmente, na manhã de hoje (25) fizemos um balanço, em uma reunião que acabou agora há pouco com toda a nossa equipe, e temos 19 cidades com várias comunidades embaixo d’água”, disse.
“Por isso, nós estamos mobilizando todas as nossas forças e montamos uma base de apoio em Ilhéus. Estamos deslocando reforço do pessoal dos bombeiros, da polícia e aeronaves. [Acionei] o comandante dos bombeiros e o comandante da Defesa Civil. A partir de Ilhéus, iremos montar a base de apoio”, completou.
O governador da Bahia também acionou outros estados para pedir ajuda. “Já recebi a resposta até esse momento do governador do Maranhão, Flavio Dino (PSB), que está mandando apoio; também do governador do Espírito Santo, Casagrande (PSB); de Minas Gerais, que está mandando helicóptero e apoio de pessoal”, contou.
“E falei ao telefone com o ministro [da Cidadania] João Roma. Estamos mobilizando, portanto, todos os esforços para socorrer as pessoas atingidas pela água. Neste primeiro momento, o esforço é para retirar todas as pessoas das áreas de risco, de casas que eventualmente correm o risco de desabarem. E prestar essa assistência inicial, restabelecendo ligação de água, energia, tentando fazer ligações em estradas provisórias”, disse ainda Rui Costa.
“Nós estamos com toda equipe mobilizada para saber, em cada um dos municípios, qual é a ajuda necessária, qual é a ajuda que nesse momento nós podemos socorrer. Inclusive, com reforço de aeronave. Desde já, eu agradeço aos outros estados que estão disponibilizando ajuda”, finalizou.