O governo federal detalhou na manhã desta quarta-feira, 16, o plano nacional de vacinação contra o coronavírus. As informações são da Nathalia Pase, da BandNews FM.
O governo federal vai começar uma campanha de comunicação em duas etapas. A primeira visa transmitir segurança à população em relação à eficácia do imunizante que o Brasil vier a usar. A segunda será feita quando houver a definição de qual vacina.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello garantiu que todos os brasileiros receberão a vacina gratuita e de forma igualitária. Pazuello disse ainda que serão vacinas registradas e garantidas na segurança e eficácia. "Não podemos brincar com a saúde da população brasileira", afirmou o ministro da Saúde
O presidente Jair Bolsonaro disse que o plano nacional de vacinação contra o coronavírus é uma alternativa concreta para livrar o Brasil do mal.
Bolsonaro ainda afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, prepara um plano de R$ 20 bilhões para o Brasil comprar a vacina contra a Covid-19 que se encaixar nos critérios de segurança e efetividade da Anvisa.
O Ministério da Saúde fechou acordos de compra de doses da Fiocruz/AstraZeneca e iniciativa Covax Facility, Pfizer/BioNTech e Janssen. Sobre as vacinas desenvolvidas pelo Instituto Butantan e pelas farmacêuticas Bharat Biotech, Moderna, Gamaleya e Janssen, a pasta diz que pediu informações de preços, estimativa e cronograma de disponibilização de doses, além de dados científicos dos estudos.
Doses adquiridas
Fiocruz/AstraZeneca - 100,4 milhões de doses, até julho/2021 e em torno de 110 milhões de doses (produção nacional) entre agosto a dezembro/2021.
Iniciativa Covax Facility - 42,5 milhões de doses (laboratórios ainda estão negociando com a Covax Facility o cronograma de entrega)
Pfizer/BioNTech - 70 milhões de doses - 8,5 milhões de doses até junho de 2021, sendo 2 milhões de doses previstas para o primeiro trimestre, 6,5 milhões no segundo trimestre; 32 milhões no terceiro trimestre e 29,5 milhões no quarto trimestre;
Janssen - 38 milhões de doses - 3 milhões de doses no segundo trimestre de 2021, 8 milhões no terceiro trimestre de 2021, 27 milhões no quarto trimestre de 2021.
Fases de vacinação
Na primeira fase de vacinação será dedicada aos trabalhadores de Saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas; população indígena aldeado em terras demarcadas aldeada, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.
A segunda fase reunirá pessoas de 60 a 74 anos.
A terceira fase engloba pessoas com comorbidades, como Diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave.
ASSISTA AO DETALHAMENTO DO PLANO APRESENTADO PELO GOVERNO: