O governo federal anunciou nesta quinta-feira (25) as medidas para baratear o ‘carro popular’ e aquecer o setor industrial do Brasil. As ações foram anunciadas após encontro com representantes do setor automotivo no Palácio do Planalto.
A ideia é gerar um desconto de IPI, PIS e Cofins para veículos de até R$ 120 mil. Para os veículos de valor superior, o governo ainda não anunciou medidas. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, a ideia é que “quanto menor o carro, mais acessível e maior será o desconto”.
Segundo o vice, que também é ministro do Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Serviços, a proposta é transitória, para o momento de “ociosidade na indústria”. Além do custo final, o desconto será maior para carros com menor emissão de poluentes e com maior número de componentes produzidos no Brasil.
O Ministério da Fazenda terá prazo de 15 dias para adequar a decisão às regras fiscais, calculando a perda de arrecadação e informar qual será a mudança no orçamento. Logo depois, o governo editará uma medida provisória e decreto para regulamentar o tema.