O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que há municípios escondendo leitos em hospitais do Estado. A declaração foi dada em entrevista exclusiva à BandNews FM, nesta quarta-feira (17). As informações são do Christiano Pinho e Amanda Martins.
De acordo com Castro, a gestão estadual está fazendo vistorias em várias cidades para buscar leitos e disponibilizá-los para os pacientes. Pelo menos seriam 200 leitos que estão escondidos, segundo o governador.
Na conversa com os apresentadores Agatha Meirelles, Rodolfo Schneider e Thais Dias, Castro não citou quais seriam os municípios.
Nove cidades do Rio de Janeiro estão com a taxa de ocupação de leitos de UTI em 100%. A taxa de ocupação da rede estadual em todo o território fluminense é de pouco mais de 81%, segundo a secretaria estadual de saúde.
Castro disse ainda que pode ajudar outros estados, como São Paulo, que está com o sistema de saúde colapsado, com a disponibilização de leitos.
O governador destacou que já ajudou Goiás, Amazonas, Rondônia, Ceará, e que qualquer estado que demandar apoio será atendido, desde que a ajuda esteja ao alcance do Rio de Janeiro.