O Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro. "Se ele colocasse a energia que vai para o confronto, que vai para as fake news, que vai para as mentiras, para comprar vacinas, talvez nós pudéssemos parar menos", disse ele em entrevista à BandNews TV.
No fim de semana, o presidente compartilhou valores repassados para os estados pelo governo federal e voltou a criticar o fechamento do comércio, inclusive compartilhando vídeo de um protesto em frente à residência do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). Na sexta-feira, Bolsonaro afirmou que governadores que estão impondo restrições de circulação à população deveriam bancar as novas parcelas do auxílio emergencial.
Em resposta à afirmação do presidente, Eduardo Leite questionou se ele deveria pagar indenizações às famílias que perdem algum parente pela Covid-19. "É ele quem gera essa confusão e desconsidera a gravidade do vírus", afirmou.
Leite ainda explicou que todas as verbas repassadas para o Rio Grande do Sul foram usadas para abrir leitos, comprar testes e melhorar a estrutura no combate ao coronavírus. Ele ainda criticou a tentativa de Bolsonaro de colocar a culpa nos governadores e diz que o presidente foge de suas responsabilidades.
"Não somos um estado unitário em que o presidente exerça de forma absolutista a sua vontade, nós somos uma federação, uma democracia", concluiu.