Governador de SP critica greve do Metrô e CPTM: 'Motivação política'

Tarcísio de Freitas afirma que metroviários e ferroviários têm o objetivo de 'promover o caos e atrapalhar a vida de quem realmente quer trabalhar'

Da redação

Governador de SP critica greve do Metrô e CPTM: 'População refém de sindicatos'
Agência Brasil

O governador Tarcísio de Freitas criticou a greve dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp, que começou à 0h desta terça-feira (3). Para o Bora Brasil, o governador de São Paulo, citou que a motivação da greve é “corporativa e política”. 

“Para mim está claro que os movimentos vão se repetir, eles estão chamando greve, mês sim, mês não, tem motivação política. Ano que vem tem eleições municipais, é uma motivação corporativa e política”, disse o governador. 

“A Justiça já tem jurisprudência no sentido que greves com mote de desestatização são ilegais, já determinaram 100% de efetivo em horário de pico e isso está sendo ignorado. Estamos estudando e vamos continuar estudando a privatização”, afirmou Tarcísio de Freitas. 

Segundo Tarcísio, a greve é lamentável e faz a população “refém de sindicatos”. "É lamentável que a população de São Paulo acorde mais uma vez refém de sindicatos que manobram os trabalhadores do transporte público estritamente por interesses políticos e ideológicos”, afirmou. Para o governador, a greve é ilegal. 

“Nem mesmo a decisão da Justiça é respeitada e que tem como real objetivo promover o caos e atrapalhar a vida de quem realmente quer trabalhar por nosso Estado”, disse, citando a decisão do TJSP afirmando que as categorias de transporte deveriam trabalhar com 100% de efetivo em horários de pico e 80% nos demais períodos. 

A paralisação dos serviços ocorre em protesto contra os planos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pretende privatizar a companhia de saneamento básico e fazer a concessão de linhas metroviárias. Os ônibus municipais e intermunicipais funcionam normalmente. 

Quais linhas do metrô estão paralisadas?

No momento, as linhas fechadas são as seguintes:

  • Linha 1- Azul: fechada
  • Linha 2- Verde: fechada
  • Linha 3-Vermelha: fechada
  • Linha 15- Prata: fechada

Quais da CPTM estão fechadas?

A operação dos trens metropolitanos está ocorrendo de forma parcial. Segundo o governo do estado de São Paulo, as linhas funcionam da seguinte maneira, com transferências abertas:

  • Linha 7- Rubi: de Caieiras a Luz
  • Linha 10- Turquesa: fechada
  • Linha 11-Coral: de Guaianases a Luz
  • Linha 12- Safira: fechada
  • Linha 13- Jade: fechada

Integrações abertas: Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela.

Transferências com a Linha 3-Vermelha, na Barra Funda, e com a Linha 1 Azul, na Luz, continuam fechadas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.