O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, afirmou neste domingo (25) que duas pessoas foram presas por provocarem fogo e piorar a situação dos incêndios que atingem parte do estado. Pelo menos 46 cidades estão em alerta para o fogo, que causa transtornos para boa parte dos paulistas.
Para a imprensa, Tarcísio citou que há uma combinação de fatores que aumentaram as chamas no estado. "Temos três situações: primeiro uma combinação de estiagem severa, baixa umidade do ar e ventos fortes, qualquer ignição espalha os incêndios, tivemos ação de criminosos, então ontem tivemos uma prisão em Ribeirão Preto, outra em Batatais. Todos com gasolina, ateando fogo, querendo agravar a situação. E há o oportunismo, pessoas que querem descartar algo e colocam no incêndio para queimar o lixo", afirmou.
Sobre os presos, Tarcísio diz que empenha as forças de segurança contra os incendiários. "Não vamos tolerar, as forças de segurança estão mobilizadas para impedir este tipo de ação", informou.
O governador afirmou também que não é preciso evacuar as cidades afetadas pelas chamas. "A população se questiona sobre evacuar as cidades, não é recomendável porque aumenta os riscos de acidentes em rodovias. Há uma grande organização e logo a situação vai melhorar bastante, as secretarias estão orientadas, é ter tranqulidade porque com os meios que vieram para cá, podemos fazer o combate efetivo", pontuou.