Canal Livre recebe o músico e compositor Geraldo Vandré

O cantor, compositor e poeta Geraldo Vandré, um dos ícones da Música Popular Brasileira nos anos 60 é o entrevistado deste domingo (23)

Da redação

O Canal Livre deste domingo (23) recebe o cantor, compositor e poeta Geraldo Vandré, um dos ícones da Música Popular Brasileira nos anos 60. O autor de músicas como “Pra não dizer que não falei de flores", popularmente conhecida como Caminhando, e Disparada, que ganhou destaque na voz de Jair Rodrigues, falou de sua carreira e sua obra, além do cenário da música.

Questionado pelo jornalista Fernando Mitre a respeito da sua análise sobre a atual música brasileira, o compositor afirmou que o cenário é de 'massificação' e 'degradante'. 

"Faz parte do comércio das razões empresariais da sociedade. Isso rebaixa a qualidade [das músicas]. Não vejo sinais de melhora", disse. 

Vandré criticou o sistema de direitos autorais brasileiro e afirmou que “se existisse direito autoral no Brasil, nós teríamos, por consequência, direito de marcas, patentes, propriedade industrial e não dependeríamos tanto da importação das marcas", completou.

O cantor comentou sobre o surgimento do movimento tropicalista nos anos 60 e diz que foi algo que não gostou na história da música no país, além de ser algo ‘alienígena’. 

“Não gostava não. Eu acho que foi um movimento alienígena, por conta das guitarras das guitarras elétricas, não por causa do som, mas por causa da imagem da guitarra elétrica. Ela foi projetada como um instrumento fundamental na música no Brasil e não era”

O Canal Livre vai ao ar às 00h na tela da Band TV e às 20h no BandNews TV.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.