Os deputados da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos rejeitaram o pedido de cassação do mandato do parlamentar republicano George Santos, político de origem brasileira, nesta quarta-feira (1º). O partido Republicano tem maioria na casa.
Para a cassação de Santos ser aprovada, a medida precisava de, pelo menos, 290 votos favoráveis. Porém, 213 parlamentares votaram contra a proposta, 179 votos favoráveis e outras 19 abstenções.
Do partido Republicano, 24 deputados votaram a favor da expulsão do deputado. Em relação aos democratas, 32 votaram contra.
George Santos foi formalmente acusado na Justiça de 23 crimes, incluindo lavagem de dinheiro para usar verba da campanha em gastos pessoais, recebimento ilegal de seguro-desemprego e cobrança de cartões de crédito de doadores sem seu consentimento. Ele se declarou inocente.
“Esta noite foi uma vitória para o devido processo, não para mim. Isso nunca foi sobre mim e nunca deixarei que isso se torne sobre mim. Todos nós temos direitos sob esta grande República Constitucional e lutarei pelo nosso direito de defendê-los até o meu último suspiro”, publicou Santos na plataforma X, antigo Twitter.