UOL - O melhor conteúdo

Genial/Quaest: 49% vê participação de Jair Bolsonaro em planos de tentativa de golpe

Número aumentou em um ponto em relação com o último levantamento, em dezembro; mais da metade acham justo o ex-presidente ter tornado réu

Por Estadão Conteúdo

Genial/Quaest: 49% vê participação de Jair Bolsonaro em planos de tentativa de golpe
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
REUTERS/Adriano Machado

Quase metade dos brasileiros enxerga participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos planos da tentativa de golpe contra o governo Lula em 2022. Segundo pesquisa da Genial/Quaest, 49% veem envolvimento, e 35% não. Outros 15% não souberam ou não quiseram responder.

Em relação ao levantamento feito em dezembro de 2025, houve alta de um ponto porcentual em ambas as respostas. À época, 48% acreditavam que Bolsonaro teve participação nos planos, enquanto 34% apontavam que não.

Mais da metade dos entrevistados (52%) considera justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu. Já 36% acha a decisão injusta, enquanto 12% não sabem ou não responderam.

A Genial/Quaest perguntou também a opinião sobre uma possível prisão de Bolsonaro. São 46% os que acham que o ex-presidente será preso - 43% acreditam que não.

Para o levantamento, a Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais
Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar