Garimpos de ouro ilegais são fechados pela Polícia Federal no Pará

Equipes apreenderam espingardas, munições, escavadeira hidráulica, mercúrio e equipamentos

Da redação

PF apreendeu armas e equipamentos do garimpo
Reprodução/Polícia Federal

A Polícia Federal combateu o garimpo ilegal na região da Floresta Nacional do Tapirapé Aquiri, em São Félix do Xingu, no Pará. A Operação Degradatio, ação conjunta entre IBAMA, PF e ICMBio, combate os crimes de usurpação de bens da União e crimes ambientais no entorno do local. 

Pelo menos dois garimpos de ouro ilegais foram fechados, tendo sido apreendidos três espingardas, munições, escavadeira hidráulica, mercúrio e equipamentos usados nas atividades minerarias ilícitas. Caixas de despesca do ouro e moinhos de minério foram destruídos pelos órgãos ambientais. Ninguém foi preso. 

A PF informou que durante a ação, foram constatados danos ambientais sérios com uso de mercúrio, contaminação do solo, de rios e lagos. Agora, os órgãos pretendem identificar donos de propriedades no entorno da Unidade de Conservação para buscar responsáveis pelos garimpos. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.