O partido do primeiro-ministro Irlandês, Simon Harris, desabou nas pesquisas de opinião após uma gafe do mandatário. O Fine Gael – que significa “Tribo dos Irlandeses” em irlandês –, de centro-direita, liderava com certa folga as sondagens das eleições gerais que ocorrem no país neste sábado (29). Entretanto, a situação mudou drasticamente após Harris ser confrontado por uma eleitora.
Em um vídeo que viralizou nas redes sociais, o político é abordado por uma mulher que trabalha no serviço de cuidados para pessoas com deficiências. Na gravação, ela diz que não acredita que a Irlanda passará por alguma mudança expressiva caso Harris seja reeleito.
“O governo não fez nada por nós”, desabafa ela. Entretanto, Harris ignora os apelos da eleitora e diz apenas que o que ela dizia “não era verdade”, antes de apetar a mão dela e sair.
A situação teve péssima repercussão no país e o primeiro-ministro precisou pedir desculpa diversas vezes. Mas ao que tudo indica, o estrago já estava feito. Uma pesquisa publicada pelo jornal Irish Times mostra que o Fine Gael caiu seis pontos nas pesquisas após o ocorrido. O evento tem sido tão agudo que começou a ser descrito como a “Queda Harruis”.
No levantamento, o Fine Gael aparece em terceiro lugar, com 19% dos votos. Em segundo lugar está o Sinn Féin – “Nós Mesmos”, de esquerda, com 20%, e o Fianna Fáil – “Soldados do Destino” --, de centro, com 21%.