Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual

O Presidente, segundo o seu advogado, deu instruções claras desde o início para entregar todas as informações disponíveis ao Ministério Público

Da redação

Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual
Gabriel Boric, Presidente do Chile
Ricardo Stuckert/PR

O presidente do Chile Gabriel Boric foi denunciado por um suposto assédio sexual. O MP do Chile iniciou uma investigação do caso. Segundo relatou a vítima ao Ministério Público, ela foi assediada por Gabriel Boric quando o agora presidente tinha 27 anos, logo após terminar a faculdade de Direito.

O chefe do Ministério Público de Magallanes, região no sul do país onde o caso foi protocolado, Cristián Crisosto, confirmou que "existe um processo criminal relacionado aos fatos indicados".

O advogado do presidente Gabriel Boric, Jonatan Valenzuela, afirmou que Boric é vítima de assédio sistemático que começou em julho de 2013 durante seu exercício profissional em Magalhães e culminou em julho de 2014. 

“O presidente é vítima de uma situação de assédio sistemático através do envio de e-mails que, este ano, tem como acontecimento a apresentação desta denúncia”, declarou o advogado.

Segundo Valenzuela, Boric recebeu vários e-mails, incluindo fotos explícitas, não solicitadas e não consensuais. A denúncia foi apresentada em setembro de 2024, e o advogado afirmou que o presidente rejeita categoricamente o seu conteúdo. O Presidente, segundo o seu advogado, deu instruções claras desde o início para entregar todas as informações disponíveis ao Ministério Público.

“A primeira instrução que recebi do meu cliente foi a entrega de todos os emails que o remetente enviou e os antecedentes necessários ao tempestivo esclarecimento dos factos”, afirmou o advogado de defesa.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais