O furacão Otis, com potencial de provocar mortes, chegou nesta quarta-feira (25) à costa sudoeste do México. Ele é o mais forte da história a atingir a região do pacífico mexicano.
A tormenta tocou o solo na categoria 5, que é a maior da escala, com ventos de 270 quilômetros por hora, e rajadas de 330 quilômetros por hora. Ela chegou pela cidade turística de Acapulco, que abriga vários resorts, causando tempestades e inundações.
A cidade está sem energia, telefonia e internet. O furacão, batizado de "Otis", deve avançar para dentro do continente, pela província de Guerrero, até se dissipar em Michoacán. Agora, a categoria está em 2, na escala até 5, e os ventos seguem com força de mais de 100 quilômetros por hora.
Autoridades alertaram que chuvas fortes, acima da média, são esperadas para toda a região. E orientaram moradores a ficar em locais seguros: longe de rios, córregos e barrancos.
O furacão "Otis" evoluiu rapidamente à medida que avançava pelo oceano Pacífico. Na última terça-feira (24), o Centro Nacional de Furacões disse que o fenômeno já era considerado extremamente perigoso.