Francisco celebra funeral de Bento XVI: 'Que sua alegria agora seja completa'

Cerimônia ecumênica foi realizada na manhã desta quinta-feira (5); corpo de Bento XVI será sepultado na Basílica de São Pedro

Da redação

Após três dias de velório aberto ao público na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o funeral do papa emérito Bento XVI foi realizado nesta quinta-feira (5), iniciado às 5h30 (horário de Brasília). A cerimônia ecumênica foi celebrada pelo Papa Francisco.

O Estado do Vaticano amanheceu encoberta por uma forte neblina, que impedia até mesmo de ver a cúpula da Basílica de São Pedro, diante da qual milhares de fiéis se reuniram para o funeral do Papa emérito Bento XVI.

As imagens remetem a abril de 2005, quando o mundo se despediu do papa João Paulo II, disse o Vaticano: o caixão de madeira, simples, posicionado no altar, da Basílica sobre o qual foi apoiado o Evangelho aberto. Ao ser depositado no chão, recebeu um beijo do secretário particular Dom Georg Gänswein. 

O corpo de Bento XVI foi colocado em um caixão de cipreste, retirado da Basílica e levado à Praça São Pedro. Dentro, foram colocados pálio, moedas e medalhas que recebeu durante o período que foi pontífice; além de um cilindro de metal com um “Rogito”, texto que descreve momentos marcantes da vida e do ministério do papa emérito desde o seu nascimento até aos seus últimos dias. O texto do 'Rogito' foi lido pelo mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, Diego Ravelli.

Estima-se que cerca de 100 mil pessoas participaram do funeral, entre as quais inúmeras autoridades e chefes de Estado - porém delegações da Itália e da Alemanha foram as únicas presentes de forma oficial, que são os países de Bento XVI.. Celebraram com o Pontífice, além do cardeal-decano Giovanni Battista Re no altar, mais de 120 cardeais,  400 bispos e quase quatro mil sacerdotes.

Segundo a Santa Fé, o funeral foi realizado com a maior simplicidade, como desejado por Bento XVI. Além disso, o religioso recebeu todas as honrarias de um papa morto, mas com algumas modificações, mesmo que tenha deixado o papado em 2013. Na homilia, Francisco comentou a leitura extraída de Lucas 23, 46, de modo especial a seguinte frase: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Francisco cita Bento XVI uma única vez, no final, mas as referências são extraídas de textos do papa emérito.

Segundo Francisco, o papa emérito Bento XVI cultivou a consciência do pastor que não pode carregar sozinho aquilo que, na realidade, nunca poderia sustentar sozinho e, por isso, soube abandonar-se à oração e ao cuidado do povo que lhe está confiado. 

Ao descrever as características que se esforça para seguir o a vida religiosa, o papa observou que é necessária uma "devoção orante", que seja "silenciosamente moldada e refinada em meio aos desafios e resistências que todo pastor deve enfrentar".

“Como o mestre, um pastor carrega o peso de interceder e o esforço de ungir seu povo, especialmente em situações onde o bem deve lutar para prevalecer e a dignidade de nossos irmãos e irmãs é ameaçada”, disse. 

“Bento, amigo fiel do Esposo, que sua alegria seja completa ao ouvir sua voz, agora e sempre!”, disse Francisco

Após a cerimônia, o corpo do papa emérito foi levado novamente para a Basílica de São Pedro e o sepultamento, realizado de forma privada, será em uma cripta. Confira os detalhes da cerimônia fúnebre do papa emérito Bento XVI. 

Bento XVI 

Em 13 de fevereiro de 2013, Bento XVI anunciou que iria renunciar ao pontificado devido à idade avançada e disse que não tinha mais forças para exercer o ministério. Desde então, Bento XVI mora no Vaticano e recebeu o título de papa emérito.

Anos após a renúncia de Bento XVI, um documento de 2020 revelou que ele teria acobertado quatro casos de pedofilia na Alemanha antes de se tornar líder da Igreja Católica. Os casos teriam ocorrido quando ele era arcebispo de Munique, na Alemanha. O relatório também identificou 497 vítimas de abuso entre 1945 a 2019. 

Bento XVI apresentou uma piora no quadro de saúde na última quarta-feira (28) e papa Francisco pediu aos fiéis, que participavam da Audiência Geral, orações ao religioso. Mas em 31 de dezembro, o Vaticano confirmou que o papa emérito morreu aos 95 anos, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde morava desde a renúncia. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais