Notícias

Funeral da rainha Elizabeth II será no próximo dia 19 em Londres

Corpo da rainha será velado por quatro dias para que a população possa se despedir

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Divulgação

Um comunicado do Palácio de Buckingham emitido na tarde deste sábado (10) confirmou que o funeral da rainha Elizabeth II será realizado no próximo dia 19, uma segunda-feira, na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra. 

“O funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro. Antes do Funeral de Estado, a Rainha ficará deitada em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens”, diz o comunicado.

Charles III foi proclamado oficialmente rei do Reino Unido neste sábado (10) durante uma reunião do Conselho de Sucessão em Londres. Em seu discurso, Charles III disse: "Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube"".

A proclamação é feita pela principal figura da nobilíssima Ordem da Jarreteira e por alguns arautos em carruagens que leram o texto em Trafalgar Square e na sede da Bolsa Royal Exchange. O novo rei receberá durante a tarde a primeira-ministra e os principais ministros.

O conselho se reuniu com a presença do monarca, que fará uma declaração e, seguindo uma tradição do início do século 18, jurou fidelidade à Igreja da Escócia. Em seguida, ele foi proclamado o novo rei diante do povo na sacada do palácio de Saint James.

O conselho de adesão — um grupo de 200 pessoas que inclui servidores públicos, arcebispos e a própria primeira-ministra do Reino Unido — se reuniu sem o rei para assinar sua proclamação. Em seguida, Charles entrou na sala e declarou seu compromisso com a constituição do Reino Unido e com a Igreja da Escócia. 

Charles III assinou duas cópias do termo que oficializa seu novo cargo de rei. Em seguida, o seu filho mais velho, William, assinou o termo como novo Príncipe de Gales, se tornando o primeiro na linha sucessória. 

A mulher de Charles IIII, Camila, assinou o termo como nova rainha consorte.

Depois da proclamação, o país entrou em luto nacional até o funeral da rainha, ainda sem data confirmada. 

Outras proclamações estão marcadas para Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales no domingo (11), às 8h (horário de Brasília).

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.