Um comunicado do Palácio de Buckingham emitido na tarde deste sábado (10) confirmou que o funeral da rainha Elizabeth II será realizado no próximo dia 19, uma segunda-feira, na Abadia de Westminster, em Londres, na Inglaterra.
“O funeral de Estado de Sua Majestade a Rainha acontecerá na Abadia de Westminster na segunda-feira, 19 de setembro. Antes do Funeral de Estado, a Rainha ficará deitada em Westminster Hall por quatro dias, para permitir que o público preste suas homenagens”, diz o comunicado.
A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos, após 70 anos de reinado.
Charles III foi proclamado oficialmente rei do Reino Unido neste sábado (10) durante uma reunião do Conselho de Sucessão em Londres. Em seu discurso, Charles III disse: "Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube"".
A proclamação é feita pela principal figura da nobilíssima Ordem da Jarreteira e por alguns arautos em carruagens que leram o texto em Trafalgar Square e na sede da Bolsa Royal Exchange. O novo rei receberá durante a tarde a primeira-ministra e os principais ministros.
O conselho se reuniu com a presença do monarca, que fará uma declaração e, seguindo uma tradição do início do século 18, jurou fidelidade à Igreja da Escócia. Em seguida, ele foi proclamado o novo rei diante do povo na sacada do palácio de Saint James.
O conselho de adesão — um grupo de 200 pessoas que inclui servidores públicos, arcebispos e a própria primeira-ministra do Reino Unido — se reuniu sem o rei para assinar sua proclamação. Em seguida, Charles entrou na sala e declarou seu compromisso com a constituição do Reino Unido e com a Igreja da Escócia.
Charles III assinou duas cópias do termo que oficializa seu novo cargo de rei. Em seguida, o seu filho mais velho, William, assinou o termo como novo Príncipe de Gales, se tornando o primeiro na linha sucessória.
A mulher de Charles IIII, Camila, assinou o termo como nova rainha consorte.
Depois da proclamação, o país entrou em luto nacional até o funeral da rainha, ainda sem data confirmada.
Outras proclamações estão marcadas para Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales no domingo (11), às 8h (horário de Brasília).