Frio no Sul e Sudeste e redução da chuva no Nordeste marcam os próximos dias

Fim de maio e início de junho serão marcados por frente fria que fez as temperaturas despencarem no Sul e Sudeste do país

Por Édrian Santos

Frio no Sul e Sudeste e redução da chuva no Nordeste marcam os próximos dias
Frio volta a chegar ao Sul e Sudeste
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A última semana de maio e início de junho será marcado por uma onda de fria no Sul e Sudeste. Nesta segunda-feira (29), por exemplo, a temperatura varia de 14ºC a 19ºC em São Paulo. Ventos úmidos que sopram do oceano favorecem a formação de nuvens na faixa leste paulista.

Amanhã, há possibilidade de garoa entre a madrugada e o início da manhã, em São Paulo. Novamente, os ventos úmidos do litoral aumentam a sensação de frio na Grande São Paulo, segundo o Centro de Emergências Climáticas da capital (CGE).

O céu na Grande São Paulo permanecerá com muitas nuvens. A temperatura não sobe muito. A mínima será de 14°C e máxima de 20°C.

A nuvens carregadas, além da massa de frio, levam chuva para os três estados do Sul. De acordo com o Instituo Nacional de Meteorologia (Inmet), na região, as temperaturas estarão ligeiramente abaixo da média em alguns dias de junho, com valores inferiores a 14ºC, inclusive no Sudeste, sobretudo em áreas de maior altitude.

No interior do Nordeste, Acre, Rondônia, sul do Amazonas e sudeste do Pará, são previstas chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, principalmente na regição produtora de grãos formada pelo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). Nesta época do ano, dias consecutivos sem chuva são comuns.

No Centro-Oeste, a previsão indica chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média. Com a redução das chuvas na parte central do país, ocorre a diminuição da umidade relativa do ar e eleva as temperaturas máximas no decorrer dos dias.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais