A frente fria provocada por uma massa de ar de origem polar que avança pelo Brasil deve fazer as temperaturas despencarem em todas as regiões do país a partir desta terça-feira (17). Os principais alertas são para o Sudeste, o Centro-Oeste e o Sul.
Frio em São Paulo
Segundo dados do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), as mínimas podem chegar a 1°C na Serra da Mantiqueira. Na capital paulista, a temperatura vai a 6°C, menor para maio desde 1990.
No interior, a Defesa Civil chama a atenção para a região norte, com previsão de mínima de 3°C para Ribeirão Preto e de 5°C para São José do Rio Preto. No litoral sul, a mínima deve ser de 10°C, com ventos de até 75 Km/h, o que aumenta a sensação de frio.
Ciclone no Rio Grande do Sul
O ciclone extratropical que já é observado sobre o mar, na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai, deve se intensificar e se transformar em uma tempestade subtropical, segundo informações do Climatempo.
O sistema será batizado pela Marinha do Brasil de “Yakecan” (que quer dizer “o som do céu”) e será o décimo quinto sistema meteorológico relevante que se forma em águas oceânicas brasileiras.
Além de pancadas de chuva, o ciclone pode provocar rajadas de vento em torno dos 100 km/h nas áreas gaúchas próximas ao mar.
Alerta para ressaca
O vento forte e persistente provocado pelo ciclone sobre o oceano deixa o mar agitado e gera grandes ondas que vão provocar ressaca no litoral da região Sul e de parte do Sudeste.
Vídeo: ciclone Yakecan chega ao Brasil com ventos de 100 km/h
Neve em Santa Catarina
Ainda de acordo com o Climatempo, a combinação do ar frio com a umidade trazida pelo ciclone faz com que haja previsão de neve para a serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Também pode ocorrer chuva congelada (ou chuva congelante) nas regiões do planalto norte catarinense e no sul do Paraná.
Chuva no Norte e no Nordeste
Os institutos de meteorologia também emitiram alerta para o risco de chuva forte nas capitais Vitória, Brasília, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís, Manaus, Belém, Macapá e Boa Vista.