Milhares de frascos de álcool em gel com prazo de validade vencido e equipamentos comprados há mais de seis meses foram encontrados em um estoque da Prefeitura do Rio de Janeiro. As informações são da reportagem da BandNews FM.
O prazo para utilização do produto já estava vencido há dois meses. O futuro secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, encontrou os frascos em um galpão e, de acordo com ele, também havia aparelhos médicos comprados da China ainda lacrados em caixas.
Veja a reportagem:
Daniel Soranz afirmou que no galpão há equipamentos avaliados em cerca de R$ 100 milhões, que chegaram da China entre maio e julho. Documentos sobre o estoque mostram, ainda, que há 616 peças, entre aparelhos de anestesia, desfibriladores e monitores.
Além de estar sem uso, o material guardado ainda representa um custo para os cofres públicos: um documento obtido por Daniel Soranz mostra que a empresa proprietária do galpão (Milano) cobra R$ 82 mil da prefeitura pelo armazenamento.
Em nota, a Prefeitura do Rio informou que notificou a empresa responsável pelos frascos de álcool em gel solicitando a troca do lote.
Sobre os equipamentos, o executivo municipal afirmou que eles estão sendo instalados gradativamente e que, por serem equipamentos novos e de grande porte, as instalações precisam de obras de adaptação das salas onde vão funcionar.