O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), informou nesta terça-feira (7) que agentes da Força Nacional serão enviados ao estado para reforçar a segurança. Roubos e saques foram registrados nos últimos dias em cidades que são atingidas pela maior enchente da história na região.
“Recebi a informação de que o nosso pedido pela Força Nacional para reforçar o policiamento foi atendido. A partir de amanhã, começa a chegada desse importante apoio, inicialmente com 100 homens e, em seguida, com mais 300. Obrigado ao Ministério da Justiça e a todos os Estados que estão enviando efetivo neste momento”, escreveu o governador nas redes sociais.
Maior navio de guerra
A Marinha do Brasil também afirmou que enviará, nesta quarta-feira (8), o maior navio de guerra da América Latina para ajudar a população afetada pelas chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.
O navio levará oito embarcações de médio e pequeno porte e duas estações móveis para tratamento de água, capazes de produzir um total de 20 mil litros de água potável por hora, “a fim de suprir parte da demanda das cidades que sofrem com a escassez desde o rompimento das barragens”.
Os equipamentos serão somados às oito lanchas em uso no estado desde o dia 30 de abril. Também estão sendo enviadas 40 viaturas e 200 fuzileiros navais para atuar na desobstrução das vias de acesso, além de equipes de apoio à saúde, formadas por médicos e enfermeiros.