Força Aérea e Ibama destroem avião de garimpeiros ilegais em Terras Yanomami

Espaço aéreo da região está fechado e restrito a aeronaves da FAB e órgãos governamentais

Da redação

Força Aérea e Ibama destroem avião de garimpeiros ilegais em Terras Yanomami
Avião foi destruído pela FAB e Ibama
Reprodução/FAB

Uma aeronave usada por garimpeiros ilegais foi destruída na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A destruição do avião de pequeno porte foi divulgada na noite de terça-feira (18) pela Força Aérea Brasileira. A ação foi uma integração entre a FAB e o Ibama, na área que hoje está restrita a aeronaves da FAB e órgãos governamentais.

Segundo informações da FAB, os militares identificaram o avião voando irregularmente e um caça A -29 Super Tucano foi acionado para realizar a missão de Alerta em Voo. O caça identificou a matrícula do avião e confirmou que era um voo ilícito. 

Durante a ação, um helicóptero H-36 Caracal da FAB foi acionado para transportar agentes do Ibama até o local de pouso da aeronave ilegal, onde realizaram a destruição do avião, ocorrida na última sexta-feira (14). Os tripulantes fugiram antes da chegada dos agentes. 

“A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro”, diz a Força Aérea em nota. 

Espaço aéreo fechado

O espaço aéreo na Terra Indígena Yanomami está fechado desde o último dia 6. A área estava aberta para garimpeiros ilegais saírem das terras invadidas, mas, agora, eles podem apenas sair pelos rios da região. 

Atualmente, o tráfego aéreo é proibido para voos comerciais, à exceção de aeronaves militares ou a serviço de órgãos públicos envolvidos em operações na área, desde que estejam com autorização de voo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais