Notícias

Força Aérea Brasileira envia aeronaves para repatriar brasileiros em Israel

Comandante da FAB afirmou que são seis aeronaves militares e duas da presidência; equipes de médicos e psicólogos devem viajar para cooperar no translado

Da redação

O comandante da Força Aérea Brasileira, o Brigadeiro Damasceno, informou neste domingo (8) que irá enviar pelo menos oito aeronaves para repatriar brasileiros interessados em sair de Israel, que vive um conflito com o grupo Hamas desde sábado (7). Mais de 20 mil brasileiros vivem no país, que foi atacado pelo grupo islâmico. 

Em entrevista coletiva após reunião com o Itamaraty, o comandante afirmou que monta as tripulações e uma das aeronaves já está pronta para ir até a Itália. “Temos um KC-30 pronto para decolar de Natal, para a Itália. A ideia é que a aeronave fique na Itália até que receba coordenadas do Ministério das Relações Exteriores”, afirmou. A aeronave deve ir para a Europa ainda neste domingo (8). 

A decolagem da aeronave depende da quantidade de brasileiros interessados em sair de Israel. “Não sabemos se a primeira decolagem para Israel será amanhã ou na terça-feira. Há a possibilidade de brasileiros voltarem em aviões comerciais, já que o aeroporto da região retomou os voos”, pontuou. 

Além das aeronaves, o Brigadeiro informou que equipes de médicos e psicólogos foram montadas para atender os brasileiros. Brigadeiros estão em embaixadas do Egito, Jordânia e Israel para trazer todos que desejarem sair da região de conflito. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais