Alvo de investigações no Supremo Tribunal Federal (STF) e foragido da Justiça, com prisão decretada, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos participou neste sábado (11) de eventos com o presidente Jair Bolsonaro (PL) nos Estados Unidos.
O blogueiro fez diversas transmissões ao vivo em suas redes sociais. Em uma delas, aparece na plateia de um congresso, em Orlando, na Florida, a poucos metros do presidente. Ele se identificou no evento como profissional de imprensa.
Ele também participou de uma motociata em apoio a Bolsonaro, que foi aos EUA em agenda oficial do governo, dentro da programação da Cúpula das Américas.
Em um dos vídeos, o bolsonarista zomba do ministro Alexandre de Moraes, do STF. “Chorão Xandão”, disse em tom de deboche.
Na motociata, o blogueiro fez imagens de um adulto e uma criança sem capacete em uma das motos. “Pra quem não sabe, aqui nos Estados Unidos não é obrigatório o uso do capacete”, disse.
“Aqui tem liberdade, 'tá ok'? E vai ser assim no Brasil também, ‘tá ok’", disse Allan dos Santos em referência ao jargão utilizado por Bolsonaro.
Em outro vídeo, ele se exibiu tirando fotos com apoiadores. “Hoje é dia de ver a imprensa chorar”, disse na live.
Allan dos Santos teve diversos perfis em redes sociais desmonetizados e suspensos após publicação de notícias falsas e ofensas. Mesmo assim, ele permanece presente na internet com novas contas criadas consecutivamente.
Motociata
A motociata foi organizada pelo Grupo Yes Brasil USA. Também neste sábado acontece o Primeiro Congresso Conservador Brasileiro da Flórida.
O evento também é organizado pelo grupo e tem entre os presentes e palestrantes, além de Allan dos Santos, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ), que deverá participar de forma remota.