Uma cartilha da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) ensina como aproveitar o Natal e o Ano Novo sem se expor ao risco de contágio.
A orientação da Fiocruz é que, se for convidar alguém, estipule um limite de convidados pra que se garanta o distanciamento de dois metros. Nesse caso, o ideal é que a ceia seja em um local aberto ou bastante ventilado.
Álcool 70 e máscara são indispensáveis, além de um saquinho para guardá-la na hora da alimentação. Agora, o que evitar? Abraço, beijo, aperto de mão… E é bom deixar só uma pessoa servir os pratos. E nada de aumentar o volume do som, ou as pessoas começam a falar mais alto e a liberar mais gotículas de saliva.
A instituição ressalta que nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão do coronavírus. Por isso, idosos e pessoas com doenças crônicas devem evitar as festas.
Para o caso de pessoas que tiveram contato com alguém com Covid, estão com sintomas e realizaram teste, mas ainda não têm resultado, a recomendação é que essas pessoas não se dirijam a outras casas e nem recebam pessoas.