Além de lenda do mundo da música, Tina Turner construiu carreira no cinema norte-americano. Na maioria dos filmes, a cantora interpretou ela mesma, em documentários e participações especiais. Mas há, no mínimo, duas passagens icônicas em papéis ficcionais.
Apesar de ser mais conhecida pela atuação como uma governante cruel no sucesso de bilheteria "Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão", de 1985, a estreia da cantora numa personagem da ficção aconteceu dez anos antes.
E foi uma estreia em grande estilo: Tina interpretou a Acid Queen no musical "Tommy", produção ganhadora de dois Oscars inspirada na ópera rock da banda britânica The Who.
Inclusive, uma das estatuetas que o filme levou em 1976 foi de Melhor Trilha Sonora, com uma das canções interpretadas por Tina.
No filme, a "Rainha do Ácido" canta para tenta curar o protagonista, que ficou cego, surdo e mudo após presenciar a morte trágica do pai. A tentativa de tratamento é bem não ortodoxa: o nome da personagem era referência ao LSD.
"Acid Queen" é também o nome do segundo álbum de estúdio da cantora, lançado em 1975, mesmo ano de "Tommy". Veja abaixo lista de todos os filmes em que Tina atuou.
Tina morreu nesta quarta-feira (24), aos 83 anos, em Küsnatch, cidade onde morava localizada próxima de Zurique, uma das principais cidades da Suíça.
A assessoria da cantora não informou a causa da morte, mas afirmou que ela "morreu pacificamente, após uma longa doença".
Filmes de Tina Turner
Documentários
- 1966: The Big T.N.T. Show
- 1970: It's Your Thing
- 1970: Gimme Shelter
- 1971: Soul to Soul
- 1972: CS Blues (não lançado)
- 1993: Girl from Nutbush
Ficção
- 1971: Procura Insaciável
- 1975: Tommy
- 1978: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
- 1985: Mad Max 3: Além da Cúpula do Trovão
- 1993: Tina: A Verdadeira História de Tina Turner (filme biográfico)
- 1993: O Último Grande Herói
- 2004: The Goddess
Estreia de Tina Turner na ficção
Como ela mesma, Tina fez sua primeira aparição na ficção em uma obra do inventivo diretor Milos Forman, conhecido pelo drama "Um Estranho no Ninho" e pelo musical "Hair".
Com o então marido, Ike Turner, ela faz uma participação especial na comédia musical “Procura Insaciável”, de 1971. Na busca pela filha, o casal protagonista do filme encontra um dos casais mais famosos do mundo da música cantando num hotel.