Três filhotes de uma fêmea de lobo-guará foram registrados por armadilhas fotográficas em uma reserva de Barreiras, no oeste da Bahia. A imagem marca o sucesso da inciativa de reintrodução e soltura de lobos-guará na natureza, realizada pelo Parque Vida Cerrado com apoio do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade)/CENAP (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros).
Caliandra, como é chamada a mãe dos filhotes, foi resgatada em 2020. Após dois anos de treinamento em cativeiro, a fêmea foi reintroduzida ao seu habitat natural, sendo a primeira da espécie a voltar para a natureza com a ajuda do projeto.
Neste ano, Caliandra teve contato com José Bonifácio, um macho em vida livre que também é monitorado pelo parque. O nascimento dos três filhotes na última semana, sendo que dois deles foram flagrados pelas câmeras do projeto, é motivo de comemoração entre os profissionais envolvidos na ação. Símbolo da fauna do cerrado, o lobo-guará é uma das espécies brasileiras ameaçadas de extinção.