O Festival de Teatro do Campo Limpo, mais conhecido como FESTCAL, chega em sua 14ª edição, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização da produção teatral periférica. Com acesso gratuito, a iniciativa oferece uma programação diversificada que inclui espetáculos teatrais, palestras, mesas de debates e vivências artísticas, abrangendo todas as idades.
Neste ano – com curadoria assinada por Naloana Lima, Joka Andrade, Juliano Barone, Kyra Piscitelli Fernanda Péis e Simone Carvalho – o festival acontece de 20 de agosto até 14 de setembro, na Casa de Cultura Campo Limpo, Fábrica de Cultura do Capão Redondo, SESC Campo Limpo e no Espaço Cultural CITA, todos localizados na zona sul de São Paulo.
Durante a programação, realizada com apoio do PROAC, troca de saberes, momentos reflexivos e de puro entretenimento ganham destaque. Performance a performance, o projeto reforça o papel do teatro como uma ferramenta de transformação social.
“Em nossa 14º edição brindamos o encontro e fortalecimento dos artistas, produtores culturais e amantes do teatro, principalmente os periféricos. Fazemos um convite para que todos venham prestigiar o Campo Limpo e toda a sua riqueza nas artes cênicas, trazendo à luz a autenticidade cultural e a luta histórica do teatro paulista”, comemora Fernanda Péis, produtora executiva do FESTCAL. “Em nossa última edição em 2019, tínhamos como tema "Resistindo para Existir", e continuamos nessa luta”, acrescenta Graça Péis, coordenadora geral do FESTCAL e da Vila Arte Produções.
Para abrir os caminhos, no dia 21 de agosto, às 11h, o público será convidado a desacelerar e apreciar a delicadeza dos pequenos gestos com o espetáculo de marionetes "Laia e o Voo da Imaginação", da Cia. Tu Mateixa, com bonecos construídos à mão por Júlia Barnabé. Às 17h, a Pedra Rubra apresentará "Engolindo Mágoas em Doses Homeopáticas", que retrata as opressões e violências sofridas por mulheres ao longo das décadas, usando uma abordagem poética e impactante. Às 20h, o Coro de Teatro trará "O Sinal Tocou e Ainda Não Cheguei", utilizando a cultura Hip-Hop para discutir os desafios enfrentados por jovens da periferia em seu percurso educacional.
No dia 22 de agosto, às 11h, a palestra "Sobre Festivais" com Amauri Falseti e Aglaia Pusch, curadores do Festival Internacional Paideia de Teatro para a Infância e Juventude, discutirá a importância da produção cultural em São Paulo. Já no dia 23 de agosto, às 15h, o Núcleo Artístico da Mala apresentará "A Mala do Caminhante", um espetáculo interativo onde bonecos ganham vida para contar histórias encantadoras.
No dia 24 de agosto, às 16h30, a Salada 20 envolverá o público em uma celebração cultural vibrante com "Boi Bumbá - Uma Folia Brasileira", uma mistura de teatro, música e folgança. Encerrando o festival, no dia 25 de agosto, às 10h, a palestra "Crítica Cultural" com Márcio Tito explorará o papel da crítica no teatro e nas artes.
“A curadoria do FESTCAL, composta por 4 artistas e produtores, teve o imenso prazer em ter contato com diversos coletivos teatrais da Zona Sul de São Paulo”, comenta o curador e produtor Juliano Barone. “As conversas, análises e reflexões acerca de cada projeto enviado se tornou uma aula sobre o fazer teatral e um ponto de esperança sobre a potência do teatro em nossa cidade”.
Para mais informações sobre a programação e para acompanhar as novidades do FESTCAL, acesse:
Serviço:
Datas: 20 de agosto a 14 de setembro de 2024
Locais: Casa de Cultura Campo Limpo, Espaço Cultural CITA, Fábrica de Cultura do Capão Redondo e SESC Campo Limpo
Horários: Programação variada ao longo do dia
Entrada: Gratuita
Endereços dos locais de apresentação:
Casa de Cultura do Campo Limpo - Dora Nascimento
R. Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP
Fábrica de Cultura do Capão Redondo
R. Bacia de São Francisco, s/n - Conj. Hab. Jardim Sao Bento, São Paulo
Espaço Cultural CITA
R. Aroldo de Azevedo, 20 - Jardim Bom Refugio, São Paulo
SESC Campo Limpo
R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120 - Vila Prel, São Paulo