Fernando Mitre lança livro sobre história dos debates presidenciais em BH

Lançamento de "Debate Na Veia" acontece na Academia Mineira de Letras, a partir das 19h30 desta quinta (14)

Da redação

Mitre é o autor de Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo
Reprodução

Atualmente imprescindíveis para fortalecer a democracia, o formato de debates entre candidatos foi criado por Fernando Mitre a partir dos embates televisivos entre os candidatos à presidência, em 1989, cuja primeira transmissão foi realizada pelo Grupo Bandeirantes. Àquela altura, cabia ao jornalista liderar a organização daquele histórico evento.

Mais de 30 anos depois daqueles primeiros debates, Mitre chega com o lançamento do livro Debate na Veia – Nos Bastidores da Tevê, A Democracia no Centro do Jogo em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira (14), na Academia Mineira de Letras, no bairro de Lourdes. 

Na obra, o jornalista relata bastidores da criação e consolidação do formato que virou referência nos debates entre candidatos. São mais de 50 encontros entre candidatos no currículo. Histórias que, agora, são contadas no livro que retrata mais que a exibição de debates políticos. Destaca também a força da recente democracia brasileira.

Antes, o jornalista esteve em outras cidades brasileiras para divulgar sua obra, como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

No lançamento na capital mineira, haverá uma mesa de debate com as participações do autor Fernando Mitre, o escritor Jacyntho Lins Brandão (presidente da Academia Mineira de Letras), a historiadora Heloisa Starling e o jornalista Murilo Rocha. A mediação é do também jornalista André Basbaum, diretor de conteúdo do jornalismo da Band. Depois, haverá sessão de autógrafos e fotos a partir das 20h.

"Além da descrição dos próprios debates, a riqueza do livro está nos bastidores da realização pioneira do enfrentamento direto e livre entre candidatos diante dos telespectadores. A ditadura ainda não estava de fato extinta (talvez ainda não esteja) e o Mitre com a Band já se propunham a abrir o debate sem filtros entre todos os líderes do país. Os debates foram determinantes para dar ao eleitor o argumento de escolha e também para mostrar a estética do processo democrático, luta, balé, esgrima, boxe entre os candidatos. Um dos capítulos explicita esse aspecto com o título ‘Virou circo?’. O público gosta", analisa Cristovam Buarque, ex-senador e ex-ministro da Educação, sobre o livro de Mitre.

Lançamento do livro “Debate na Veia” em BH

  • Quando: 14 de dezembro (quinta-feira), a partir das 19h30
  • Onde: Academia Mineira de Letras - Rua da Bahia, 1466, Lourdes, Belo Horizonte
  • Horário: a partir de 19h30 (a AML abre as portas 30 minutos antes do evento)

Trajetória

Fernando Mitre começou a carreira em Minas Gerais, onde passou por vários jornais, a exemplo do “Correio de Minas” e “Diário de Minas”. Em São Paulo, integrou a equipe que criou o Jornal da Tarde, do “O Estado de S. Paulo”. Após 10 anos, virou diretor de redação, posto que ocupou mais tarde, em duas outras oportunidades.

Atualmente, Mitre é diretor Nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes. Ao longo do tempo, produziu mais de 30 debates eleitorais, inclusive o primeiro presidencial da história do país na TV, em 1989.

Mitre também é comentarista político no Jornal da Noite e entrevistador do programa político Canal Livre. Entre os diversos prêmios que recebeu, estão o Grande Prêmio da APCA, o Grande Prêmio do Clube de Criação de SP e três prêmios Comunique-se de “melhor diretor do ano”, valendo o título de “Mestre em Jornalismo”.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.