Corpus Christi: saiba o que abre e o que fecha no feriado

Data de origem cristã não é considerada um feriado nacional

Por Cleber Souza

Feriado de Corpus Christi em SP
Divulgação/Flickr

Diferente do que muita gente pensa, Corpus Christi, data de origem cristã, não é um feriado nacional. Sendo assim, cada município deve decidir se irá decretar feriado local ou ponto facultativo. Neste ano, a comemoração acontece nesta quinta-feira (16).

Como o feriado de Corpus Christi foi antecipado no ano passado por conta da pandemia de covid-19, na cidade de São Paulo o feriado será ponto facultativo, ou seja, a administração municipal vai funcionar, mas as empresas podem optar por trabalhar ou não.

Serviços públicos também podem parar, desde que não sejam considerados essenciais. Ou seja, hospitais e transporte público irão funcionar normalmente.  

Veja, abaixo, o que abre e o que fecha durante o feriado:

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), não haverá atendimento nas agências bancárias em todo o todo o país no dia 16 de junho. Isso vale mesmo para municípios em que a data tenha sido antecipada, e não seja feriado, como é o caso da cidade de São Paulo.

Conforme informou a federação, os clientes poderão utilizar os terminais de autoatendimento, assim como os canais digitais (internet e mobile banking). Centrais pelo telefone vão funcionar normalmente.

Contas de água, energia e telefone e carnês com vencimento nesta quinta poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia subsequente, portanto, na sexta-feira (17).Na sexta, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, mas caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, recomenda a FEBRABAN.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão fechadas na quinta e na sexta. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (14). Nesta quinta, o atendimento pelo telefone 135 também não vai funcionar. Já na sexta, volta normalmente.

O INSS informa que os segurados com atendimento marcado para sexta-feira devem ligar no 135 para marcar uma nova data.

O órgão também orienta os segurados a acessarem o aplicativo 'Meu INSS' caso precisem de algum serviço.

Casas lotéricas

A Caixa Econômica Federal informou que fica a critério do empresário lotérico definir sobre abertura e fechamento, respeitando a orientação do comércio local.

Transporte público

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) funcionará em operação normal nesta quinta-feira, já o metrô funcionará com operação equivalente ao sábado e domingo, ou seja, com intervalos maiores entre os trens. Na sexta-feira, CPTM e Metrô operam normalmente.

As linhas municipais de ônibus funcionam com horário equivalente ao de sábado neste feriado de Corpus Christi, assim como os ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) de São Paulo, que terão operação com intervalo maior entre os carros durante toda a quinta-feira.

Saúde

Durante o feriado, os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.

Já as unidades básicas de saúde estarão fechadas. Na capital paulista, prontos-socorros irão funcionar normalmente.

Comércio

Como a data é ponto facultativo em São Paulo, cada lojista pode escolher se vai abrir ou não. O funcionamento do comércio de rua e dos shopping centers é opcional.

Rodízio

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que o rodízio de veículos estará suspenso para carros na quinta e na sexta, em razão do ponto facultativo.

A exceção é para:

  • Rodízio de veículos pesados (caminhões);
  • Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC);
  • Zona de Máxima Restrição aos Fretados (ZMRF).
  • Também não estarão liberadas as faixas exclusivas de ônibus.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.