Fãs da banda Metallica compraram ingressos para assistir ao show dos ídolos em São Paulo, mas acabaram caindo em um golpe.
Em 2019, Nelson comprou para a filha dele um ingresso para o show do Metallica, no site “StubHub”. O evento foi adiado pela pandemia e aconteceu na última semana, mas ela não foi.
“Só retornaram para mim, com um posicionamento, em outubro de 2021 dizendo que o ingresso estava ‘ok’, que eu poderia ficar tranquilo. Entrou 2022 e nada do ingresso chegar. No dia do show, nada de ingresso, nada de ressarcimento, nada de nada.
Paula passou pelo mesmo constrangimento. “Eu recebi um e-mail da StubHub dizendo que eles lamentavam informar que minha compra havia sido cancelada, porque o vendedor não havia entregado, mas que era para eu ficar tranquila que seria ressarcida. O ressarcimento nunca chegou”, diz.
Kelly comprou dois ingressos, emitiu os passaportes em papel, mas quando chegou show, os tickets estavam cancelados. Patrícia também havia comprado ingressos pelo site e também ficou sem as entradas.
A maioria das pessoas que postaram reclamações comprou os ingressos ainda em 2019, e algumas receberam comunicados informando que não receberiam os ingressos.
A maioria também afirma que as plataformas não respondem por nenhum canal oficial.
Só de novembro de 2021 até hoje (10), a empresa Stubhub foi alvo de 220 reclamações no site Reclame Aqui, a maioria sobre os shows da banda Metallica em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba.
O advogado especialista em crimes cibernéticos Luiz Augusto D’Urso orienta que as pessoas prejudicadas nesse tipo de golpe devem sempre registrar as ocorrências.
“Devem registrar a ocorrência de estelionato e ingressar com as medidas judiciais contra os sócios dessas empresas”, afirma.
Ele também explica que é necessário checar a legitimidade das empresas. “Devem checar se há loja física, tentar pegar o nome de atendentes por telefone, mesmo a compra sendo de cinquenta ou mil reais”, destaca.