Familiares procuram por informações de brasileiros em Kiev no Consulado em SP

As tropas russas começaram a chegar nesta sexta-feira (25) a capital do país no leste europeu

Por Lucas Jozino

Dezenas de familiares procuram por informações de brasileiros que estão em Kiev no consulado ucraniano em São Paulo. As tropas russas começaram a chegar nesta sexta-feira (25) a capital do país no leste europeu. 

“Saímos correndo para o bunker e parecia que a noite virou dia de tanta explosão e a luz vindo em nossa direção”, disse o engenheiro elétrico, David Abu Gharbil, que mora em Kiev há três meses. 

Vídeo: Itamaraty não tem planos para resgatar brasileiros

O Ministério das Relações Exteriores afirma não ser possível realizar uma operação de resgate aos brasileiros residentes na Ucrânia, por enquanto. 

De acordo com o Itamaraty, a orientação é para que os cidadãos que vivem no país se desloquem por via terrestre em segurança e com cuidado. 

O secretário de Comunicação da pasta, Leonardo Gorgulho, destaca, porém, que estuda um plano de resgate, mas ainda sem data definida. A operação, segundo ele, depende de alguns aspectos.

Brasileiros que vivem na Ucrânia e na fronteira com a Rússia relatam tensão em meio aos ataques.  O Itamaraty afirma que aproximadamente 500 brasileiros vivem na Ucrânia. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.