O corpo da rainha Elizabeth II passa por um cortejo na Escócia após confirmação da morte dela na semana passada. Desta vez, o rei Charles III e membros da família real estiveram presentes em Edimburgo, capital escocesa.
Milhares de pessoas acompanharam a procissão atrás do caixão da rainha, que será levado à Catedral de St Giles, em Edimburgo. Lá será realizado uma cerimônia em memória de Elizabeth II. Na sequência, os enlutados prestarão as homenagens.
Charles III deixou Londres nesta manhã para ir à Escócia acompanhar as homenagens à mãe. Antes, pela primeira vez como rei, discursou para o Parlamento.
O monarca recebeu as condolências pela morte de Elizabeth II. Ao discursar, exaltou o Parlamento como instrumento vivo da democracia.
Cerimônias em Londres
Depois das cerimônias na Escócia, o corpo da rainha seguirá para Londres, onde deverá ter cerimônias nos palácios de Buckingham e Westminster, respectivamente, nas próximas terça (13) e quarta-feira (14).
O público poderá se despedir da rainha no Palácio de Westminster entre quarta e segunda-feira (19), cujo salão ficará aberto por 24 horas. O tempo de espera na fila deve ser entre 10 e 12 horas.
A morte da rainha
A morte da rainha Elizabeth II foi anunciada na última quinta-feira (9) pelo Palácio de Buckingham. A causa do óbito ainda não foi informada, mas a imprensa britânica já alertava sobre problemas de saúde da monarca.
A princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.
A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.