Falhas elétricas afetaram a operação das linhas 2-Verde, do Metrô de São Paulo, e 5-Lilás, da ViaMobilidade, na manhã desta sexta-feira (16) e prejudicaram passageiros que precisam se deslocar pela capital paulista. A circulação dos trens foi normalizada.
Segundo o Metrô, os trens da Linha 2-Verde circularam apenas por uma via, entre as estações Vila Prudente e Alto do Ipiranga. Para seguir viagem, segundo a companhia, é necessário trocar de trem na estação Alto do Ipiranga. O sistema Paese, ônibus gratuitos, precisou ser acionado para atender o trecho afetado.
Os trens circularam com velocidade reduzida e com maior tempo de parada devido a uma falha elétrica nas estações Tamanduateí e Vila Prudente. “A manutenção foi acionada para resolver o problema o mais rápido possível. Para maior segurança dos passageiros nas plataformas, há controle de embarque nas estações”, informou o Metrô.
Em relação à Linha 5-Lilás, a ViaMobilidade informou que a falha elétrica ocorreu entre as estações Alto da Boa Vista e Chácara Klabin. Os trens circularam com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações. Empresa informou que a operação foi normalizada às 09h44.
Além da falha nas linhas do Metrô e da ViaMobilidade, ouvintes da BandNews FM relataram que o fornecimento de energia elétrica teve uma queda em diversos bairros de São Paulo na manhã desta sexta-feira.
A luz “piscou” por volta das 7h50 e afetou moradores das Zonas Sul e Oeste da capital paulista. Segundo os ouvintes, a falha aconteceu em bairros como Moema, Itaim Bibi, Brooklin, Butantã, Paraíso, Morumbi, Saúde e Real Parque.
Em nota enviada ao Grupo Bandeirantes, a Enel informou que uma ocorrência em uma subestação causou a interrupção de energia às 07h59 nos bairros Vila Clementino, Congonhas, Vila Santa Catarina, Jardim Aeroporto, Indianópolis, Brooklin, Itaim Bibi, Pinheiros, Bela Vista, Consolação, Cerqueira Cesar, Saúde, Água Funda, Paraíso, Pirajussara e Vila das Belezas.
Segundo a companhia, a ocorrência também afetou as localidades de Jardim Casa Branca (Embu) e Jardim Pedro Gonçalves (Taboão da Serra).
“O fornecimento foi restabelecido para a maioria dos clientes em até três minutos com manobras remotas realizadas na rede de distribuição e normalizado para todos até as 08h12 após a retomada do abastecimento pela ISA CTEEP”, finalizou a Enel.