Todos os voos nos EUA são cancelados após falha em sistema nacional

FAA mandou suspender todos os voos domésticos até às 9h (11h no horário de Brasilia)

Da Redação

Uma falha no sistema da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) fez com que todos os voos nos Estados Unidos fossem suspensos nesta quarta-feira (11). A extensão total dos atrasos não foi informada, mas ocorreram em todas as companhias aéreas.

Mais de 700 voos dentro e fora dos Estados Unidos atrasaram ainda antes das 7h (9h no horário de Brasília), no horário da Costa Leste americana, e mais de 90 foram cancelados, de acordo com a FlightAware, uma empresa de rastreamento de voos.

A FAA disse que caiu um dos seus sistemas, o Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. 

Com isso, a agência determinou que todos os voos domésticos até às 9h (11h no horário de Brasília) fossem suspentos e as aeronaves ficassem em solo.

Segundo a agência, todos os aviões da companhia United Airlines, uma das principais do país, estão em solo por causa da falha.

Nas redes sociais, possíveis passageiros nos Estados Unidos disseram que seus voos estavam atrasados, alguns relatando que pilotos ou representantes de companhias aéreas culparam a FAA por um problema técnico.

“A FAA. está trabalhando para restaurar seu Sistema de Aviso para Missões Aéreas”, disse a agência em nota. “Estamos realizando verificações finais de validação e recarregando o sistema agora. As operações em todo o Sistema Nacional de Espaço Aéreo são afetadas.”

Ataque cibernético

A possibilidade de um ataque cibernético é investigada pelo Departamento de Transportes (DOT na sigla em inglês) dos Estados Unidos. A secretária de Imprensa da Casa Branca Karine Jean-Pierre publicou que por enquanto não há evidências de um ataque cibernético. 

“O presidente [Joe Biden] foi informado pelo secretário de transporte esta manhã sobre a interrupção do sistema da FAA. Não há evidências de um ataque cibernético neste momento, mas o presidente instruiu o DOT a conduzir uma investigação completa sobre as causas. A FAA fornecerá atualizações regulares”, disse.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais