O Facebook baniu os usuários que estão ligados a apoiadores e deputados ligados ao presidente Jair Bolsonaro. As informações são do Band Notícias.
De acordo com a empresa, pessoas fictícias publicavam conteúdos relacionados a política, eleições, críticas a adversários de Bolsonaro e jornalistas, além de informações falsas sobre a pandemia e ataques ao Supremo Tribunal Federal.
As notícias foram liberadas na última quarta-feira, 8, e a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) também vai requerer esse material que foi analisado pela plataforma. A ação de ontem realizada pelo Facebook foi mundial e eliminou contas em países da América Latina, como Argentina e Equador.
Na última semana, as redes sociais tiveram um grande movimento por conta do ‘boicote’ do Facebook por grandes anunciantes, que descobriram que o conteúdo publicado se mistura com discurso de ódio e desinformação.
Foi censura?
O senador Flávio Bolsonaro disse que é impossível avaliar que tipo de perfil foi banido e se a plataforma ultrapassou ou não os limites da censura. Já o PSL esclareceu que os políticos citados foram suspensos por infidelidade partidária.
Eduardo Bolsonaro e o palácio do Planalto ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Entenda o caso: