Ao menos 11 pessoas morreram após uma explosão em uma mina de carvão na Colômbia nesta quarta-feira (15). Segundo o governo local, outras 10 estão presas no subsolo da mina, a 900 metros de profundidade. O incidente ocorreu em Sutatausa, a 75 KM de Bogotá, capital do país.
Bombeiros de municípios vizinhos foram acionados para auxiliar no resgate. Duas pessoas foram resgatadas com vida e 17 pessoas seguem nas minas. O governador da região, Nicolás García Bustos, informou que as operações de resgate seguem no local.
Para uma rádio da região, Nicolás informou que a explosão teria sido causada por um “acúmulo de gases que explodiram por uma faísca gerada por uma picareta”. Ele informou que a busca está difícil, já que “a cada minuto que passa, é menos tempo de oxigênio”, o que torna mais complicado encontrar os trabalhadores com vida.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, afirmou que está auxiliando nos esforços para resgatar os outros 10 trabalhadores com vida. “Um abraço de solidariedade para as vítimas e familiares”, afirmou o presidente.