Brasileiros e estrangeiros que desembarcarem nos aeroportos do Brasil vindos do exterior vão ter que apresentar um exame negativo de Covid. Teste custa por volta de R$ 300 e tem que ser feito até 72 horas antes do embarque.
Amanda vai viajar em janeiro para Dubai. Ela descobriu que, na volta ao Brasil, terá que apresentar o resultado negativo de um teste de Covid. Ela ainda não sabe como, nem onde irá fazer o exame no exterior, mas mesmo assim, aprovou a exigência.
A regra passa a valer a partir do dia 30 de dezembro para estrangeiros e brasileiros que desembarcarem nos aeroportos vindos do exterior. O exame deve ser o PCR, aquele do cotonete, que detecta se a pessoa está contaminada na hora.
Esta é considerada a primeira exigência sanitária feita a brasileiros que chegam do exterior de avião. Segundo a portaria, o teste terá que ser apresentado no momento do embarque no balcão da companhia aérea.
Além do exame negativo, quem desembarcar terá que preencher uma Declaração de Saúde concordando com medidas sanitárias. O viajante que não cumprir as exigências estará sujeito a deportação e multas. A portaria mantém a proibição da entrada de estrangeiros por via terrestre ou transporte aquaviário.
O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem avalia que as viagens ao exterior não devem ser impactadas. Mas alerta: o exame tem custo, e é preciso se planejar.