O ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff, Aldo Rebelo, participa do Canal Livre deste domingo (18). O também ex-presidente da Câmara dos Deputados discute o momento político do Brasil e as perspectivas do país diante do atual cenário, após uma semana especialmente conturbada pelo imprevisto da internação do presidente Jair Bolsonaro.
Questionado sobre a importância das Forças Armadas na reconstrução do país e no futuro de união nacional, Rebelo afirma que as Forças Armadas, principalmente num país como o Brasil, têm uma dupla missão. “Num país como o nosso, você tem dois fatores específicos em relação à defesa: a escolha e o destino. Você não escolhe proteger 17 mil quilômetros de fronteira”, diz.
O ex-ministro enfatiza que as Forças Armadas não podem se transformar em auxiliares de partidos políticos. “Elas sempre devem ser parte da solução dos problemas do Brasil”. E, estendendo a reflexão para o papel do Estado, ele destaca: “O Estado não vai criar vaca e boi, mas o Estado vai investir em ciência e tecnologia para melhorar a produtividade do rebanho brasileiro”.
Rebelo, que passou por pastas como Defesa, Esportes, Ciência e coordenação política, lançou recentemente o livro “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada”.
Ele afirma que seu livro é um misto de suas experiências de infância e da vida pública, em que ocupou diversos cargos de relevância. “São cinquenta anos que eu levei para escrever este livro. Colocar no papel, foi mais rápido”, conta.
O programa vai ao ar às 20h na BandNews TV, e será exibido na Band à 0h30. A apresentação é de Felipe Vieira. Participam da bancada os jornalistas Fernando Mitre e Sheila Magalhães.