EUA diz que decisão da Fitch de reduzir nota de crédito é ‘sem fundamento’

Agência reduziu a nota de crédito de 'AAA' para 'AA+'. A secretaria do Tesouro também protestou dizendo que não há como aceitar a medida sendo que os índices atuais são positivos

BandNews FM

EUA diz que decisão da Fitch de reduzir nota de crédito é ‘sem fundamento’
Reuters

Oficiais do governo dos Estados Unidos chamaram de “bizarra e sem fundamento” a decisão de classificação de risco da agência Fitch de reduzir a nota do país nesta terça-feira (1º). 

A secretaria do Tesouro também protestou dizendo que não há como aceitar a medida sendo que os índices atuais são positivos: o desemprego está em níveis baixos, a inflação está caindo há um ano e o Produto Interno Bruto (PIB) americano segue crescendo.

Apesar disso, a confiança da Fitch na maior potência do mundo caiu. O relatório da agência aponta que há uma "deterioração nos padrões de governança ao longo de 20 anos" e que os problemas envolvendo o endividamento do país afeta a credibilidade na política fiscal. 

Agora, os norte-americanos perdem a nota "AAA", a maior da escala de crédito, e ficam com "AA+", a segunda maior. Embora a queda não seja o cenário desejável para o governo Joe Biden, a nova nota ainda indica que há um baixíssimo risco de os Estados Unidos não cumprirem compromissos financeiros.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.