Um funcionário de alto escalão do governo dos Estados Unidos advertiu nesta terça-feira (1º) que o Irã está preparando um ataque iminente com mísseis balísticos contra Israel.
"Os Estados Unidos estão apoiando os preparativos de defesa" para este ataque iminente, declarou a fonte. Da mesma forma, esse funcionário da Casa Branca alertou o Irã sobre "sérias consequências" se o ataque prosseguir.
Na segunda-feira, quando Israel iniciou uma incursão terrestre no sul do Líbano, os Estados Unidos ainda não tinham detectado movimento de equipamento militar no Irã, embora fontes americanas tenham alertado para a capacidade do Irã de se mobilizar rapidamente, segundo a emissora NBC.
As Forças de Defesa de Israel (FDI), por sua vez, disseram nesta terça-feira que não havia, detectado um ataque aéreo do Irã "por enquanto". O alerta ocorre num momento em que foras israelenses começam a realizar incursões terrestres no Líbano contra o grupo Hezbollah, que é apoiado pelo Irã.
"Por enquanto, não detectamos nenhuma ameaça aérea lançada do Irã", disse o porta-voz militar Contra-Almirante Daniel Hagari, acrescentando que o exército israelense estava "preparado para se defender e atacar" o Irã no caso de um ataque lançado pelo regime fundamentalista islâmico.
Este seria o primeiro ataque direto do Irã contra Israel desde abril, quando Teerã atacou duas bases aéreas israelenses com mísseis e drones e atingiu partes das Colinas de Golã ocupadas.
Naquela ocasião, a maioria das armas lançadas pelo Irã foram interceptadas por Israel, pelos Estados Unidos ou por países árabes da região, como a Jordânia.
jps (EFE, AFP, ots)