Estudo mostra que peixes de 6 estados da Amazônia estão contaminados

O levantamento apontou uma alta taxa de mercúrio por conta do garimpo ilegal

Da redação, com BandNews TV

O avanço do garimpo na Amazônia, além de causar degradação ambiental, tem contaminado os peixes da região. Um estudo da Fiocruz inédito que identificou que peixes consumidos pela população em seis estados da Amazônia brasileira têm contaminação por mercúrio com concentração do metal 21,3% acima do permitido. 

Segundo os dados, entre os estados pesquisados, Roraima tem o maior índice de contaminação: 40% dos peixes analisados possuem índices do metal pesado altamente tóxico superior ao limite recomendado pelas regras sanitárias e de saúde.

Reprodução/BandNews TV

A contaminação nos humanos foi analisada em 4 grupos: homens adultos, mulheres em idade fértil, crianças de 2 a 4 anos e de 5 a 12 anos. Vale destacar ainda que o mercúrio é usado por garimpeiros que atuam de forma ilegal na Amazônia. Nos rios, ela causa degradação por ser um metal pesado e altamente tóxico.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.