Um estudo realizado pela UK Covid-19 Human College sugere diferenças na resposta imunológica que podem explicar o motivo de algumas pessoas não se infectarem completamente com o vírus SARS-CoV-2.
Durante o experimento, cientistas britânicos aplicaram pequenas doses nasais em adultos saudáveis e sugeriram que as células especializadas, encontradas no nariz, poderiam afastar o vírus no estágio inicial, antes que a infecção se instale completamente.
Os voluntários que não se infectaram tinham altos níveis de atividade no gene HLA-DQA2, que ajuda a sinalizar a presença do vírus para o sistema imunológico, provocando uma resposta mais eficiente e evitando que o vírus ultrapasse a primeira linha de defesa do corpo.
No entanto, os não contaminados não eram completamente imunes, eles foram acompanhados após o estudo e testaram positivo para o vírus pouco tempo depois.
Em contraste, os voluntários que desenvolveram uma infecção completa tiveram a resposta nasal mais lenta, começando cinco dias após a exposição, permitindo que o vírus se estabelecesse.