Uma “trend”, ou uma moda de redes sociais, em que jovens cheiram pó de corretor líquido, pode causar sérios danos à saúde, segundo especialistas.
Nos últimos dias, circulam nas redes sociais vídeos que mostram estudantes dentro de escolas cheirando a substância usada para apagar erros de escrita.
A prática já levou a expulsões, processos e à presença de policiais em colégios de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Após a “trend do corretivo” viralizar nas redes sociais, diversas escolas emitiram comunicados alertando sobre as práticas e pedindo que os familiares dos alunos fiquem atentos.
De acordo com médicos, a inalação do produto pode causar danos às mucosas do nariz e agravar quadros de rinite ou sinusite, além de haver risco de intoxicação.
O médico otorrinolaringologista Lauro Alcântara, do Hospital Pequeno Príncipe, afirma que a prática pode trazer consequências imediatas. “Isso vai danificar essa mucosa nasal e o pulmão. As consequências para o futuro a gente ainda não sabe, mas vai causar lesão imediata. Agrava renite, faz rinossinusite, vai para dentro dos seios da face, um absurdo”, disse em entrevista à BandNews FM.
Em redes sociais como Twitter, Tik Tok e Facebook, é possível encontrar diversos relatos de estudantes menores de idade narrando problemas nas escolas relacionados à prática.
O médico, que atende no maior hospital infanto-juvenil do País, em Curitiba, destaca que além do dano à saúde, o comportamento de simular o uso de cocaína também é preocupante. “Isso precisa avançar para que os pais fiquem em cima do que os filhos estão fazendo nas redes sociais”, alerta.