O governo dos Estados Unidos declarou oficialmente que a Rússia cometeu crimes contra a humanidade durante a guerra na Ucrânia. O anúncio foi feito pela vice-presidente, Kamala Harris, no segundo dia da Conferência Global de Segurança em Munique.
"Os Estado Unidos estabeleceram formalmente que a Rússia cometeu crimes contra a humanidade na Ucrânia", afirmou Kamala em discurso no encontro.
Segundo a vice-presidente, os EUA examinaram as provas e "não há nenhuma dúvida de que se trata de crimes contra a humanidade" perpetrados pela Rússia na Ucrânia.
Ela citou casos de execuções sumárias, torturas e violações, bem como a transferência forçada de centenas de milhares de civis ucranianos para a Rússia: "Digo a todos os que cometeram esses crimes e aos seus superiores ou cúmplices: vocês serão responsabilizados".
Esta é a primeira vez que os Estados Unidos atribuem formalmente à Rússia a autoria de crimes de guerra e contra a humanidade na Ucrânia desde a invasão ao país, em 24 de fevereiro de 2022.
Desde o início da invasão, os Estados Unidos registaram mais de 30.600 casos de crimes de guerra cometidos pelas forças russas na Ucrânia.