Estado de SP registra mais de 100 mil casos confirmados de dengue em 2024

Ao todo, o estado já registrou 19 mortes pela doença e outros 108 óbitos estão sendo investigados

Da Redação

Estado de SP registra mais de 100 mil casos confirmados de dengue em 2024
Larvas do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue e outras doenças
REUTERS/Ricardo Moraes

O estado de São Paulo atingiu nesta terça-feira (27) mais de 104 mil casos confirmados de dengue entre 1º de janeiro e 27 de fevereiro de 2024, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). 

Ao todo, o estado já registrou 19 mortes pela doença nos dois primeiros meses deste ano, sendo dois óbitos na capital paulista. Outros 108 óbitos estão em investigação. 

Entre os casos registrados, 142 são de dengue grave (em que os pacientes apresentam deficiência respiratória, sangramento grave ou comprometimento grave de órgãos) e 1.461 de dengue com sinal de alarme (situação em que, mesmo após o fim da febre, os pacientes continuam a ter dor abdominal, vômito ou sangramento de mucosas).

A vacinação contra a dengue começou em 20 de fevereiro em 11 municípios da Grande São Paulo, entre eles Guarulhos, Mogi das Cruzes e Suzano. Esses locais estão entre os 500 selecionados no país pelo Ministério da Saúde para receber a vacina. Na imunização, as doses serão aplicadas em crianças entre 10 e 14 anos.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da dengue são febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea e dor nas costas.

Segundo a Secretaria da Saúde do estado, a tendência é de aumento das ocorrências da doença. “Trabalhamos, sim, com o aumento do número de casos. Se olharmos para as nossas fronteiras [divisas] – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná –, eles também têm incidência bastante alta de casos”, disse a coordenadora de Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças, Regiane de Paula.

“Sabemos que, frente a esse calor excessivo, as chuvas excessivas, o efeito até do El Niño, devemos ter aí um aumento do número de casos”, explicou. 

Recomendações

Entre as recomendações gerais para eliminação dos criadouros do mosquito que transmite a dengue, a secretaria listou a eliminação de pratos de plantas ou o uso de um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água; o descarte de pneus usados em postos de coleta da prefeitura; a retirada dos quintais de objetos como potes e garrafas, que acumulam água; verificação de possíveis vazamentos em qualquer fonte de água; tampar ralos; manter o vaso sanitário sempre fechado; identificar sinais de umidade em calhas e lajes; verificar a presença de organismos vivos na água de piscinas ou fontes ornamentais.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais