Diplomatas de 10 países, entre eles Alemanha, França e Inglaterra, concluíram nesta sexta-feira, 6, uma visita de três dias à Amazônia conduzida pelo vice-presidente Hamilton Mourão. Veja na reportagem de Valteno de Oliveira:
No último dia da expedição, o grupo conheceu indígenas Ianomâmi que vivem no extremo oeste do Amazonas. Os embaixadores puderam ver a importância da ação do Exército na região.
"Aqui na floresta há muitos desafios, acho que a pobreza é uma delas", observou Johanna Brismar Skoog, embaixadora da Suécia no Brasil.
A presença indígena nesta região é muito importante para o Exército Brasileiro porque, de cada dez soldados do Estado, entre sete e oito são indígenas.
O vice-presidente Hamilton Mourão, que coordenou a visita, espera que a visão sobre a Amazônia lá fora comece a mudar. "[A ideia é] facilitar a tomada de conclusões e de visão por parte de pessoas que apenas ouvem falar [da Amazônia]. É importante que vejam com seus próprios olhos", pontuou.
Para a maioria dos embaixadores, o mais importante da visita foi que o Brasil demonstrou que está aberto ao diálogo. "A preservação do ambiente é muito importante, mas precisa estar casada com as oportunidades para as pessoas que vivem na Amazônia. Nisso estamos conscientes e prontos para trabalhar com as autoridades brasileiras para atingir este fim", completou a ministra-conselheira de Portugal, Sandra Magalhães.