Logo após ser anunciada a prisão de sete suspeitos de crime de ódio contra o jogador brasileiro Vinicius Júnior, do Real Madrid, nesta terça-feira (23), centenas de internautas espanhóis foram aos canais da Polícia Nacional da Espanha nas redes sociais criticar as prisões.
Segundo os comentários, a polícia deveria dar atenção a outros problemas do país. “Há problemas maiores, mas um chorão milionário é mais importante", escreveu um internauta. Eles também consideram que a reação da polícia tem cunho político, já que neste domingo (28) serão realizadas eleições legislativas na Espanha.
“Por que não processa crimes de ódio/agressão, ameaças e roubos contra cidadãos espanhóis que são cometidos diariamente?”, questionou outro cidadão.
“Um estrangeiro milionário de ri todo o nosso país, insultando todos os espanhóis, e vocês colaboram”, afirmou outro.
“Deviam dar mais atenção à educação das crianças em escolas que realmente sofrem bullying, não um senhor de 30 anos com uma vida determinada que se importa com o que quatro torcedores falam”, escreveu um internauta (observação: Vini Jr. tem 22 anos, e não 30).
“Queimam bandeiras da Espanha e nada acontece, ocupam a tua casa e também não acontece nada, assaltam-te e se te defendes, o castanho cai sobre ti, chamam-te diariamente de fascista por não teres sido acordado, mas a polícia age muito rápido para Vinicius”.
“Vamos ver se você tem a mesma velocidade com outros casos, porque para proteger os ricos você é muito rápido, mas para proteger os que estão a pé, custa a metade da vida.”
Outro espanhol destacou que acha que tudo não passa de uma jogada política. Neste domingo (28) haverá eleições legislativas em 12 das 17 regiões autónomas espanholas, em 8.134 municípios.
“Que pena, tenho certeza que tudo isso é político e que quando chegar a hora o Juiz vai absolver, mas aí já não será mais notícia e ninguém vai saber. Eles não são criminosos, são crianças que presumivelmente carecem de educação, nada mais”, escreveu.
“Desde quando o Real Madrid tem um corpo vigilante? Que pena tudo isso. Criminosos perambulando pelas ruas, a taxa de criminalidade disparando e a prioridade é essa? Vergonha é pouco.”
Polícia promete perseguir racistas
A Polícia Nacional da Espanha postou um vídeo nesta terça-feira (23) anunciando a prisão de quatro homens suspeitos de praticar racismo contra o jogador Vinicius Júnior. Eles teriam pendurado em uma ponte da capital espanhola um boneco enforcado usando a camiseta do jogador brasileiro do Real Madrid no dia 26 de janeiro. "Este tipo de mensagem é crime. É um crime de ódio, e o perseguiremos”, diz a policial (veja abaixo).
No vídeo, uma policial feminina destaca que a Polícia Nacional já investigava o caso ocorrido há quatro meses e estava no encalço dos suspeitos. Coincidência ou não, a prisão ocorre justamente após um novo caso de racismo contra Vini Jr., chamar a atenção e provocar a revolta no mundo: neste domingo (21), o brasileiro foi vítima de cantos racistas da torcida do Valencia.
De acordo com a polícia, dos quatro presos, três são de uma torcida organizada do Atletico de Madrid. Eles têm 19, 21, 23 e 24 anos e vão responder por crime de ódio. “Vários foram identificados durante partidas de alto riscos”, diz a nota da Polícia Nacional.
Também nesta terça-feira, três torcedores do Valencia foram presos por racismo. Ainda não há informações sobre a identidade dos detidos.